sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PROCURE AJUDA PROFISSIONAL

(RESUMÃO SE VOCÊ NÃO AGUENTAR LER TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO AÍ EMBAIXO: se você está triste, muito triste, só chora, não sai da cama, se acha o pior dos vermes do mundo, tem uma angústia enorme, não consegue mais tocar sua vida, PROCURE UM MÉDICO. Se for só tristeza, ele conversará com você e o mandará para casa, se for alguma doença afetiva, ele vai tratá-la. Ninguém merece esse tipo de sofrimento. Há vários tratamentos disponíveis, com sorte, algum será bom para você).


Não sei muito bem como ordenar tudo o que quero escrever, a desordem mental e estrutural talvez seja uma problema a mais com que a maioria dos depressivos tem que lidar... este problema, deixo para outra hora.
No momento, gostaria de deixar algumas impressões para aqueles que estão se sentindo muito mal e ainda não procuraram ajuda profissional:

PROCUREM O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL!

E ajuda profissional é psiquiatra/psicológo (o segundo pode encaminhá-lo para o primeiro e vice-versa), não qualquer outra coisa. Claro, todo mundo pode (e deve) ter seus dias tristes, ninguém fez pacto com a alegria generalizada... pode desabafar com o amigo, procurar acalento no parceiro, na família, na sua comunidade religiosa, todo o apoio dos entes queridos sempre será muito bem-vinda nas horas difíceis. 

Mas, se esse sentimento de desânimo, tristeza, arrebatamento está tão forte, a ponto de você não querer mais viver, de não encontrar sentido em mais nada, se as tarefas diárias como ir ao trabalho, passear com o cão, atender um telefonema ou mesmo sair da cama e tomar banho não conseguem mais ser executadas sem que haja um pesar terrível, o melhor é procurar ajuda profissional.

O bom profissional da área saberá socorrê-lo de forma mais eficiente. Saberá também orientar seus familiares, amigos e parceiros, pois, acredite, eles também estão desnorteados e podem até prejudicar seu delicado estado mental, na tentativa insipiente de ajudar.

Não tenha medo, nem vergonha (ninguém vai interná-lo numa camisa de força)! Quando o seu carro quebra, você o leva ao mecânico. Quando seu gato fica doente, procura um veterinário. Daí, quando a sua mente está inquieta, triste, angustiada além da conta, procure um psiquiatra/psicólogo! Existem muitos tratamentos para os mais diversos transtornos afetivos (sim! nem tudo é depressão, existem várias doenças com sintomas muito parecidos e sutis, mais um motivo para que você procure um especialista no assunto para não sair chamando urubu de meu louro) e você não merece sofrer. Ninguém merece a dor que a depressão causa.

Veja, não digo que uma visitinha ao médico irá resolver tudo, longe disso. No meu caso, eu estou muito chateada em relação aos tratamentos, porque cura mesmo ainda não vi. No meu caso, digamos, o tratamento torna tudo menos pior. Bom, eu estou saindo de uma crise agora e cada um tem seu próprio histórico de involuções e evoluções. Esse texto ficou muito confuso... A verdade é que nada é fácil ou muito claro no tratamento da depressão, mas o negócio é continuar tentando. E os remedinhos malditos ajudam muito a sair do pico da crise!


Nenhum comentário:

Postar um comentário